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  • Mônica Bergamo

5 MANEIRAS DE EVITAR CÁLCULOS BILIARES NATURALMENTE

Atualizado: Jan 29

Cerca de 15% da população americana é acometida por cálculos na vesícula biliar, condição essa ,que poderia muitas vezes ser evitada.


Embora muitos cálculos biliares sejam silenciosos (não causam sintomas), complicações graves, incluindo infecção do ducto biliar, pancreatite e um risco aumentado de doença cardíaca e câncer de vesícula biliar, às vezes podem ocorrer. A boa notícia é que existe uma variedade de nutrientes e suplementos naturais que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver esses depósitos potencialmente problemáticos.

A resposta típica da medicina ocidental é remover cirurgicamente a vesícula biliar (um procedimento conhecido como colecistectomia), se houver algum problema. Mas, novamente, você deve saber que existem muitas técnicas não invasivas e não tóxicas para afastar os cálculos biliares.


A dieta americana padrão é uma receita perfeita para promover o desenvolvimento de cálculos biliares.


Quando se trata de aumentar o risco de cálculos biliares, uma dieta com alto teor de gordura (tóxica), alta caloria e produtos altamente processados é o principal culpada. Infelizmente, com a facilidade de obter alimentos "rápidos", junk food e alimentos altamente processados, essa é a dieta de muitas pessoas.


Outros fatores que podem aumentar o risco de desenvolver cálculos biliares incluem obesidade , estilo de vida sedentário, aumento da idade e certos medicamentos, como diuréticos.

A genética também pode desempenhar seu papel. E, as mulheres são estatisticamente mais propensas a desenvolver cálculos biliares .

Embora a perda de peso possa ajudar a reduzir o risco de desenvolver cálculos biliares, os especialistas recomendam que a perda seja gradual e não exceda 10 kg por semana. Por mais irônico que pareça, jejum prolongado e perda repentina e drástica de peso também podem desencadear o desenvolvimento de cálculos biliares.

As seguintes substâncias foram demonstradas em estudos em humanos e animais como sendo particularmente eficazes contra cálculos biliares. Obviamente, consulte um médico antes de suplementar com qualquer um deles.


SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA C REDUZ RISCO DE CÁLCULOS BILIARES


Um potente antioxidante, a vitamina C trabalha no corpo para eliminar os radicais livres nocivos e reduzir o estresse oxidativo que desempenha um papel na formação de cálculos biliares. Ao ajudar a converter o excesso de colesterol em ácidos biliares, a vitamina C pode ajudar a reduzir as concentrações de colesterol, diminuindo a chance de cálculos biliares depositarem.

Em um estudo, pacientes com cálculos biliares programados para remoção da vesícula biliar receberam 2.000 mg de vitamina C por dia, durante duas semanas antes de suas cirurgias. Verificou-se que esses pacientes tinham melhor composição biliar e menor cristalização do colesterol do que aqueles que não receberam vitamina C suplementar.

Mas, um estudo de 2009 produziu descobertas ainda mais dramáticas.

Em um estudo observacional envolvendo mais de 2.100 indivíduos, os pesquisadores descobriram que usuários regulares de vitamina C tinham 66% menos chances de desenvolver cálculos biliares do que aqueles que não suplementavam.

Ironicamente, no entanto, a vitamina C não tóxica, natural e barata não recebeu esse alarde da mídia na década seguinte a este estudo, um resultado típico quando se trata dos benefícios terapêuticos de qualquer vitamina.


ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3 NO ÓLEO DE PEIXE DESENCORAJAM A FORMAÇÃO DE CÁLCULOS BILIARES


O óleo de peixe, rico em ácidos graxos ômega-3 benéficos , recebeu elogios de especialistas em saúde natural por sua capacidade de reduzir a inflamação, apoiar a função cardiovascular saudável e aliviar a depressão. Agora, a pesquisa mostra que o EPA e o DHA, os ácidos graxos primários no óleo de peixe, também ajudam a prevenir os cálculos biliares.

Assim como a vitamina C, o EPA e o DHA inibem a cristalização do colesterol e melhoram a composição biliar. Em um estudo publicado no Journal of Nutrition, os pesquisadores administraram 11,3 gramas por dia de ômega-3 do óleo de peixe para mulheres obesas que estavam em dietas de perda de peso supervisionadas por médicos de 1.200 calorias por dia.

Quando comparado ao grupo placebo, o grupo ômega-3 sofreu uma redução no tempo necessário para formar cristais de colesterol, retardando a formação de cálculos biliares. Como um bônus adicional: os pesquisadores observaram que o grupo também desfrutou de um risco reduzido de doenças cardíacas.

A equipe concluiu que os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir o risco de desenvolver cálculos biliares que acompanham a rápida perda de peso, um ponto especialmente importante para quem procura melhorar sua saúde!


O SAM-E É UMA FERRAMENTA ÚTIL PARA PROMOVER A SAÚDE DA VESÍCULA BILIAR


SAM-e, abreviação de S-adenosilmetionina, é uma molécula encontrada naturalmente no corpo. Com potentes efeitos anti-inflamatórios e elevadores de humor, o SAM-e é atualmente usado para tratar uma variedade de doenças, incluindo dores de artrite e depressão.

Este composto versátil também tem um efeito protetor no fígado e na vesícula biliar.

Além disso, o SAM-e melhora o fluxo biliar e diminui a concentração de colesterol, duas defesas importantes contra problemas da vesícula biliar. Como a vitamina C, contribui para a proteção antioxidante e reduz o estresse oxidativo que pode desencadear cálculos biliares.

Os pesquisadores descobriram que mulheres com níveis aumentados de estrogênio têm maior probabilidade de sofrer cálculos biliares. Significativamente, o SAM-e reduziu o colesterol biliar em quase um terço nas mulheres que tomam contraceptivos orais.

Especialistas em saúde natural normalmente aconselham dosagens de SAM-e na área de 600 mg a 1.200 mg por dia, mas verifique primeiro com seu próprio médico.


CURCUMINA DE AÇAFRÃO: A “ESPECIARIA DOURADA” TEM UMA REPUTAÇÃO BRILHANTE NO COMBATE AOS CÁLCULOS BILIARES


A curcumina, o ingrediente ativo do açafrão de especiarias medicinais, tem sido muito valorizada pelos curadores naturais por sua capacidade de aliviar a inflamação, combater infecções e combater o câncer. Um carotenóide, ou pigmento natural da planta, a curcumina é responsável pela brilhante coloração amarelo-alaranjada do açafrão.

Estudos em animais e humanos mostraram que a curcumina tem a capacidade de melhorar o metabolismo lipídico e colesterol, aumentar o fluxo biliar, reduzir a inflamação da vesícula biliar e promover o metabolismo normal dos ácidos biliares.

Há até evidências de que a curcumina pode reduzir a dor e a fadiga pós-operatórias após a remoção da vesícula biliar. Em um intrigante estudo publicado na Surgoscopia Cirúrgica, os pacientes que tiveram suas vesículas biliares removidas necessitaram de menos analgésicos quando receberam curcumina.

A curcumina está disponível em forma suplementar, com doses típicas variando de 500 mg a 2.000 mg por dia. Apenas certifique-se de procurar uma formulação que inclua pimenta preta que melhora significativamente a absorção de curcumina.


O EGCG NO CHÁ VERDE PODE COMBATER NÃO APENAS OS CÁLCULOS BILIARES, MAS TAMBÉM DOENÇAS MORTAIS DA VESÍCULA BILIAR


EGCG, ou galato de epigalocatequina, é um flavonóide encontrado no chá verde. Este potente antioxidante e anti-inflamatório foi demonstrado para evitar cálculos biliares em animais, e estudos em humanos confirmam isso.

O EGCG não apenas evita os cálculos biliares, mas parece ter um papel importante em afastar algumas das formas potencialmente fatais da doença da vesícula biliar.

Um estudo de base populacional na China, publicado no International Journal of Cancer, mostrou que beber pelo menos uma xícara de chá verde por seis meses reduz o risco de desenvolver cálculos biliares em 27%, o risco de câncer do ducto biliar em 35% e o risco de câncer de vesícula biliar em 44%.

Não é uma má recompensa por beber uma xícara diária de chá verde perfumado e refrescante!

Tome uma atitude: reduza o risco de cálculos biliares com técnicas naturais

Você pode reduzir o risco de cálculos biliares removendo açúcar branco, carboidratos refinados e gorduras saturadas ou trans da sua dieta, enquanto come muitas frutas e vegetais frescos ricos em fibras e quantidades saudáveis ​​de gorduras monoinsaturadas (como as encontradas em abacates, nozes e azeite).

Um influente estudo francês de 2017 mostrou que as pessoas que consumiam uma dieta mediterrânea que reflete aproximadamente as sugestões acima desfrutavam de um risco drasticamente menor de cálculos biliares.

E não custa nada acrescentar alho, cebola, feno-grego e pimenta-caiena à sua dieta, tudo isso está associado a um menor risco de cálculos biliares.

E, finalmente, aumentar seu nível de atividade também pode ajudar a afastar os cálculos biliares. Um estudo mostrou que entre duas e três horas de exercício moderado por semana poderia diminuir as chances de desenvolver cálculos biliares em 25%.


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