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  • Mônica Bergamo

A ESTREITA LIGAÇÃO ENTRE INGESTÃO DE GORDURAS SAUDÁVEIS E PRODUÇÃO DE HORMÔNIOS

Se você deseja ter um nível hormonal estável e equilibrado, precisa prestar atenção à quantidade e ao tipo de gordura que consome regularmente. Sabemos que gorduras são uma parte extremamente importante de uma dieta saudável por várias razões.


Infelizmente, nas últimas décadas, à medida que os modismos da dieta surgiram e desapareceram, houve alguma confusão em torno da adição de gordura às nossas dietas. Embora a maioria das dietas hoje incentive a adição de gorduras saudáveis, ainda existem muitas que adotam a abordagem com baixo teor de gordura.


A gordura saudável não só é essencial para a saúde em geral, como também é imprescindível para nosso equilíbrio hormonal.

Se você sofre de algum tipo de desequilíbrio hormonal, observe atentamente os alimentos que você come e quanta gordura saudável você inclui em sua dieta.

Por que as gorduras são tão importantes para o equilíbrio hormonal?


Primeiro, é importante saber que os hormônios são formados a partir de gordura e colesterol. As gorduras também ajudam na absorção de vitaminas lipossolúveis como A, D, E e K. Uma deficiência de nutrientes certamente pode causar um desequilíbrio hormonal, e não ingerir gordura suficiente pode ser a causa. Portanto, não tenha medo de desfrutar de gorduras saudáveis como azeite e óleo de abacate com seus legumes cozidos no vapor. Isso ajudará seu corpo a absorver melhor todas as vitaminas e minerais maravilhosos encontrados nos vegetais frescos. Também é importante falar sobre o colesterol, pois ele desempenha um papel importante quando se trata de nossos hormônios sexuais. O corpo não é capaz de produzir certos hormônios sexuais como progesterona, estrogênio e testosterona sem colesterol. Enquanto muitas pessoas têm medo de colesterol alto, o colesterol baixo deveria preocupa também já que causa um desequilíbrio hormonal. Tudo se resume a comer os tipos certos de gorduras para apoiar os níveis saudáveis de colesterol (HDL) e evitar as gorduras danificadas que aumentarão o tipo ruim de colesterol (LDL).


Ácidos graxos de ômega-3


Os ácidos graxos ômega-3 são importantes para o equilíbrio hormonal. Precisamos obter ácidos graxos ômega-3 suficientes para ajudar a equilibrar os níveis de ômega-6, mas, na maioria das vezes, as pessoas acabam recebendo mais ômega-6 do que ômega-3. Aqui está o porquê:


Os ácidos graxos ômega-6 são encontrados em alimentos como carne vermelha, milho e óleo de canola, além de alimentos fritos e processados.


Quando não estamos recebendo o ômega-3 suficiente de fontes como peixes selvagens, nozes, chia e sementes de linhaça para equilibrar uma alta ingestão de ômega-6, podemos sofrer de problemas metabólicos e ganho de peso que, por sua vez, podem causar desequilíbrio hormonal. A boa notícia é que apenas a ingestão de ômega-3 suficiente em sua dieta ajudará a síntese hormonal e também a combater a inflamação. Então, aproveite para comer suas sementes, peixe, linhaça e chia.


Gorduras saudáveis para adicionar à sua dieta


Agora que sabemos quão importantes são as gorduras saudáveis para o equilíbrio hormonal, quais alimentos você deve incluir em sua dieta?


Lembre-se de que você sempre quer ter gorduras saudáveis e evitar gorduras ruins, como gorduras trans e hidrogenadas. Você também deveria evitar alimentos processados.


Aqui estão seis excelentes fontes de gordura saudável para adicionar à sua dieta para apoiar o equilíbrio geral de saúde e hormônios.


Abacates


Os abacates são um ótimo complemento para qualquer dieta, pois são ricos em gorduras monoinsaturadas saudáveis e podem ser facilmente apreciados com uma salada ou adicionados a um smoothie para obter uma cremosidade extra. Eles também são ricos em vitaminas e minerais importantes como o magnésio.


Óleo de coco


O óleo de coco é ótimo para o equilíbrio hormonal, pois pode ajudar a combater a inflamação, apoiar a perda de peso e até a produção de hormônios. Tente adicionar óleo de coco a um batido e troque os óleos danificados, como milho ou óleo de canola, por óleo de coco.


Azeite


O azeite é outra excelente forma de gordura monoinsaturada conhecida como ômega 9 . Pode ser usado para ajudar a promover a absorção de vitaminas lipossolúveis quando usado como molho para salada. Você também pode usar o azeite como base de marinada ao cozinhar peixe ou aves.( sim, você pode aquecer o azeite , não fritar...)


Sementes de nozes


Se você estiver procurando por um lanche conveniente e saudável, um punhado de nozes e sementes seria uma ótima opção. As nozes são uma opção ideal para lanches, pois são ricas em ácidos graxos ômega-3 à base de plantas, que, como sabemos agora, são importantes para a produção hormonal. Você também pode desfrutar de sementes de linhaça e chia com uma tigela de aveia ou misturada em um smoothie.


Peixe selvagem


Uma das melhores maneiras de obter ácidos graxos ômega-3 suficientes em sua dieta é desfrutar de peixes gordurosos capturados em água fria, como salmão ou sardinha. Tente apreciar esses peixes algumas vezes por semana, mas lembre-se de evitar os peixes criados em fazendas para evitar uma possível exposição adicional a mercúrio e toxinas.


Ovos


Acredite ou não, os ovos são uma excelente fonte de gordura saudável. No entanto, o truque é aproveitar o ovo inteiro e não apenas a clara do ovo. Ovos orgânicos de galinhas criados em pasto são um ótimo complemento para um café da manhã saudável, e ovos cozidos servem como uma ótima opção de lanche.


O ponto principal quando se trata de hormônios equilibrados e consumo de gordura é focar em gorduras saudáveis e eliminar gorduras danificadas, como óleos vegetais, margarinas, gorduras e outros alimentos processados e embalados. O corpo precisa de gordura para funcionar e produzir hormônios. Portanto, não tenha medo de adicionar gorduras saudáveis à sua dieta.


Com mudanças sutis, mas eficazes, seus hormônios e a saúde geral podem se beneficiar muito, e você pode até notar que seus níveis de energia, humor, cabelo e pele também melhoram!


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