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  • Mônica Bergamo

ALERGIAS ALIMENTARES

Atualizado: 29 de Mai de 2019

Viver com alergias alimentares às vezes pode parecer uma maldição.



As alergias requerem constante atenção e muita explicação.



Nos EUA, cerca de 4% dos adultos e 8% das crianças sofrem de alergias alimentares, custando cerca de 25 bilhões de dólares por ano. E os números continuam crescendo.


Existem mais de 170 substâncias alimentares desencadeadoras de alergia conhecidas (também como alérgenos), mas os cientistas descobriram que apenas oito delas causam 90% das reações alérgicas a alimentos.


Em seguida vamos falar sobre os oito alérgenos mais comuns e as alternativas que você pode usar.


Leite

A alergia ao leite de vaca é o tipo mais comum de alergia entre crianças pequenas e lactentes, afetando entre 2 e 7,5% delas . Felizmente, a maioria tende a superá-lo. A probabilidade de uma criança desenvolver alergia ao leite depende do nível de anticorpos do leite de vaca no sangue da criança, quanto mais altos os níveis de anticorpos, maior a probabilidade de a alergia continuar na vida adulta.

Para substituir o leite, você pode usar alternativas livres de produtos lácteos, como arroz, amêndoa, coco ou leite caseiro. O leite caseiro pode ser feito misturando ½ xícara de nozes ou sementes cruas com 1 xícara de água.


Ovos

Os ovos são a segunda alergia alimentar mais comum em crianças após o leite, afetando de 0,5 a 2,5% das crianças.

Evitar ovos não é uma tarefa fácil. Pessoas com alergia a ovos podem ser acidentalmente expostas a elas, especialmente em restaurantes ou padarias, onde um item sem ovos pode facilmente entrar em contato com outro item que contenha ovos.

Mas ser alérgico a ovos não significa que você tem que se contentar com alimentos sem sabor ou outros produtos assados. Há uma abundância de substitutos de ovo, como o Ener-G Egg Replacer, banana triturada, linhaça moída e compota de maçã sem açúcar.


Amendoim

A alergia ao amendoim merece atenção especial, pois o amendoim é responsável pela maioria das reações alérgicas severas relacionadas à alimentação, incluindo a morte. Não só a alergia ao amendoim é um problema crescente, como você não pode superá-lo, e até em pequenas quantidades podem desencadear uma reação em pessoas altamente sensíveis.

Mesmo que você não possa desfrutar de amendoim, há muitas opções feitas de outros tipos como: avelã, noz, caju e manteiga de noz-pecã.


Nozes de árvore

Infelizmente para algumas pessoas que são alergicas a amendoim, também podem ser alérgicos a nozes. Em um grande estudo que analisou a alergia ao amendoim, 86% dos indivíduos com alergia a amendoim também eram sensíveis a nozes, e 34% deles tinham alergia a nozes. Acontece que essa "reatividade cruzada" ocorre porque amendoins e algumas nozes compartilham proteínas alergênicas semelhantes.

Quando falamos de Nozes da árvore incluem: Amêndoas, Castanha de caju, Macadâmia, Noz, Castanha-do-Pará, Avelã, Pistachios e Nozes de carité.

Uma alternativa para este tipo de alergia seria trocar os amendoins e nozes por sementes de abóbora, sementes de girassol, sementes de linhaça, sementes de chia e sementes de gergelim.


Soja

A soja é uma leguminosa que é comumente usada em cozinhas asiáticas. É rico em nutrientes , incluindo vitamina B, fibras, potássio e magnésio.

Embora mais pesquisas precisem ser feitas sobre os efeitos da soja na saúde humana, o que está claro é que a alergia à soja está se tornando mais comum, afetando 0,4% das crianças. Felizmente, as reações alérgicas à soja tendem a ser leves e aproximadamente 50% das crianças com alergia à soja superam a alergia aos 7 anos de idade, e a maior parte delas aos 10 anos de idade .

Substitua a soja por feijão, leite de amêndoa, leite de coco, ervilhas, manteiga vegana sem soja e iogurte, entre muitos outros.


Trigo

O trigo é usado em muitos alimentos e bebidas, como doces, pães, massas, pizza, ketchup e cerveja.

A alergia ao trigo é muitas vezes confundida com sensibilidade ao glúten ou intolerância. O glúten é apenas um dos 27 alérgenos encontrados no trigo, o que significa que nem todos com alergia ao trigo são alérgicos à mesma parte da planta.

Embora muitas crianças superem a alergia ao trigo, algumas pessoas ainda podem ter reações com risco de vida. Procure substituir por: Arroz, Coco, Amêndoa, Aveia, Quinoa, Amaranto, Painço, Teff, Araruta, Feijão, Tapioca, Nozes e sementes.

Mesmo que você não tenha alergia ao trigo, evite ao máximo. Essa mudança de estilo de vida pode salvar a sua vida. Comer trigo pode aumentar sua exposição ao glifosato, uma substância química tóxica encontrada no popular herbicida Roundup.


Peixe

O consumo de peixe tem aumentado em todo o mundo e, portanto, há relatos de alergia a peixes, afetando entre 0,5 e 5% da população. Embora a alergia a peixes se desenvolva frequentemente durante a infância, 40% das pessoas experimentam sua primeira reação alérgica a peixe quando adultas.

As espécies de peixes mais comuns que podem trazer quadros de alergia são: salmão, atum e halibute. Pessoas alérgicas a um tipo de peixe também são alérgicas a outros tipos de peixe, evite todos os produtos de peixe, incluindo o óleo de peixe.

Como alternativa ao peixe, você pode tentar comer mariscos. Como peixe e fruto do mar não está relacionado. Para alternativas do óleo de peixe , você pode consumir óleos de fontes vegetais, como óleo de linhaça, óleo de noz, óleo de soja e óleo de canola.


Marisco

A alergia a crustáceos é um problema para toda a vida, e 60% das pessoas com essa alergia experimentam sua primeira reação adversa quando adultas.


Existem dois grupos, crustáceos e moluscos.

Crustáceos: caranguejos, lagostas e camarões;

Moluscos: mexilhões, polvos, mariscos, ostras e caracóis.


Normalmente, é um grupo de crustáceos que causam o maior número de reações alérgicas. Algumas pessoas com alergia a crustáceos são conhecidas por serem capazes de tolerar moluscos.


Pessoas com alergia ao marisco podem não ser alérgicas a peixes com barbatanas. No entanto, se acontecer de você ser alérgico a ambos, você ainda pode obter sua proteína consumindo ovos, laticínios e outros produtos à base de carne (supondo que você não seja alérgico a nenhum deles). Se você é vegetariano, pode substituir peixes e moluscos por verduras e legumes ricos em proteínas, como lentilhas, feijão e brócolis.


Se você suspeitar que você ou um ente querido tem alergias alimentares, é importante identificar os alérgenos, o que pode não ser tão fácil quanto parece. A melhor maneira de fazer isso é com uma dieta de eliminação.


Uma dieta de eliminação pode ajudar não só a limpar o corpo dos alérgenos, mas também pode ajudar a restaurar o equilíbrio do seu microbioma intestinal. Há evidências de que mudanças no seu microbioma intestinal desempenham um papel no desenvolvimento de alergias alimentares. De fato, a falta de certos tipos de bactérias, como os Lactobacilli , já foi associada a um risco maior de desenvolver alergias em crianças.


Uma dieta de eliminação é tipicamente um programa de curto prazo que primeiro requer que os participantes removam certos alimentos e tipos de alimentos de sua dieta. Isso dá ao corpo uma oportunidade de curar, reduzindo o estresse oxidativo e a inflamação . Após o período inicial de eliminação, os alimentos são então reintroduzidos lentamente, um de cada vez, durante 2 a 3 dias, para ver quais desencadeiam uma reação negativa. Quando o alérgeno é identificado, você pode removê-lo da sua dieta. Todo o processo geralmente leva de 5 a 6 semanas.


Uma vez que seu microbioma intestinal esteja mais equilibrado, você pode descobrir que pode reintroduzir esses alimentos sem sintomas.


A reintrodução pode ser feita com segurança em casa. No entanto, para pessoas com reacções alérgicas graves, esta parte só deve ocorrer na presença de um médico ou outro profissional de saúde. Dietas de eliminação para crianças devem sempre ser feitas sob a supervisão de um médico.


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