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  • Mônica Bergamo

ANSIEDADE ALIMENTAR - O mal do século.

Atualizado: 10 de Jun de 2019

Um dos maus do século é a ansiedade, e junto com ela está atrelado o consumo exagerado de alimentos ricos em açúcares, gorduras saturadas e pobres em nutrientes que são consumidos como válvula de escape para aliviar o stress.


A busca pelo alívio momentâneo através do consumo desses alimentos, na verdade só agrava a situação, deixando as pessoas ainda mais ansiosas. Sintomas como taquicardia, sudorese, perda de memória, falta de atenção, irritação, excesso de preocupação com pequenos problemas cotidianos, retraimento social e queda no rendimento físico, são muito frequentes nesses pacientes.


Um dos neurotransmissores mais importantes relacionados com distúrbios de humor/ansiedade é a serotonina. Ela exerce também importante papel na mobilidade gastrointestinal, função plaquetária, regulação hidroeletrolítica, sede, apetite, ingestão alimentar, balanço energético e regulação de emoções e processos comportamentais, além de ser um dos precursores da melatonina.


O triptofano é o aminoácido percursor da serotonina. Pode ser encontrado em diversos suplementos e alimentos como frutas, verduras e grãos. Porém para que o triptofano se converta em serotonina uma série de vias enzimáticas e metabólicas devem estar ativas e são dependentes de vitaminas do complexo B, microminerais, vitamina C, e equilíbrio de antioxidantes.


Os ácidos graxos essenciais, ômega 3, 6 e 9 possuem impacto significativo nas funções fisiológicas do organismo. Em especifico, o ômega 3 possui propriedade de equilíbrio anti-inflamatório com relação ao estado de depressão e ansiedade.


A correta proporção entre ômega 3, 6 e a prática regular de atividade física são importantes aliados na prevenção e no tratamento dos quadros de depressão, ansiedade e estresse. Consulte o seu médico!


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