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  • Mônica Bergamo

Antioxidantes x Stress Oxidativo

Quando se fala em estresse oxidativo, lembra-se de envelhecimento cutâneo até desenvolvimento de câncer, mas você sabe o que é?


Formação de radicais livres (liberação de elétrons) pelas nossas células é um processo necessário e natural que ocorre para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia.


Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através do nosso metabolismo.


Alguns fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas, como:

  • Poluição ambiental;

  • Raios-X e radiação ultravioleta;

  • Cigarro;

  • Álcool;

  • Resíduos de pesticidas;

  • Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros);

  • Estresse;

  • Consumo excessivo de gorduras saturadas (frituras, etc).

Os radicais livres podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, bem como de distúrbios mais sérios, como artrite, arteriosclerose, catarata, entre outros.


Para prevenir esse tipo de problema, evite ao máximo o contato com os fatores externos citados. Prefira alimentos orgânicos, não fume, não consuma bebidas alcoólicas, evite alimentos industrializados, açúcares, lactose e glúten.


Existe um grupo de alimentos que auxilia muito no controle do estresse oxidativo: Os nossos amigos ANTIOXIDANTES.

Os alimentos antioxidantes são formados por vitaminas, minerais, pigmentos naturais, enzimas e outros compostos vegetais. Eles são os responsáveis pelo bloqueio do efeito danoso dos radicais livres. Ou seja, os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres, que podem prejudicar as células sadias do corpo.


As principais fontes de alimentos antioxidantes são:


Ômegas 3 e 6, Ômega 9, Fitosteróis (abacate), Carotenoides, Licopeno, Luteína, Zeaxantina, Quercetina, Catequinas, Isoflavonas, Antocianinas, Flavonoides, Curcumina, Cafestol, Brássicas (glicosinolatos) e Fibras alimentares.


Através do consumo destes alimentos funcionais, conseguimos:

  • Prevenir doenças crônicas (cardiovasculares, diabetes);

  • Diminuir quadro inflamatório;

  • Antioxidante;

  • Reparo o DNA;

  • Prevenir o câncer;

  • Regular a Microbiota intestinal;

  • Melhorar a atividade Mitocondrial;

  • Aumentar densidade óssea;

  • Prevenir o envelhecimento precoce;

  • Regular atividade endócrina;

  • Controlar o apetite.

Diante de tantos benefícios quanto maior a variedade de cores dos alimentos de verdade em suas refeições, melhores e garantidas fontes de antioxidantes, vitaminas e minerais terá.


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