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  • Mônica Bergamo

ARSÊNICO NO ARROZ - TENHA CUIDADO!

Atualizado: 27 de Set de 2019

Pesquisas apontam níveis alarmantes de arsênico no arroz. Mas vocês sabem quais tipos de arroz possuem arsênico e as medidas que vocês devem tomar para proteger a sua família contra danos?!


Na ásia, o arroz é um antigo símbolo de riqueza, sucesso, fertilidade e boa saúde.

O arroz é alimento básico da dieta de mais da metade da população mundial.


O arroz integral é um grão inteiro, boa fonte de fibras e nutrientes importantes, como magnésio, selênio e manganês.


O arroz é frequentemente recomendado quando estamos doentes. Sabe aquela sopinha de arroz? Pois é, mas infelizmente o arroz possui um lado sombrio que talvez nem todos conheçam.


Atualmente a maior parte do arroz, branco, marrom, selvagem, orgânico ou convencional, está contaminado com arsênico, um dos venenos mais tóxicos do mundo.


Depois dessa informação vocês podem estar se perguntando como esse alimento saudável ficou tão poluído. Mas antes de responder essa pergunta, vamos entender primeiro o que é arsênico?


O arsênico está naturalmente presente no ambiente. Esse mineral ocorre na crosta terrestre e é encontrado no solo, na água, nas plantas e nos animais.


Outra questão que você deve estar se perguntando agora, é, como pode ser ruim se é natural?

Os seres humanos transformaram isso em um problema, quando adicionaram mais arsênico do que devia ao solo por meio de pesticidas e fertilizantes. E o arsênico existe em duas formas: orgânica e inorgânica. Nesse uso, orgânico não se refere a um tipo de agricultura. É um termo de química.


O arsênico combinado ao carbono é orgânico e encontrado principalmente em tecidos de plantas e animais. Por outro lado, o arsênico sem carbono e combinado com outros elementos é inorgânico e é encontrado principalmente em rochas, solo e água.


Embora a toxicidade do arsênico varie amplamente e ambos sejam considerados problemas de saúde pública, o arsênico inorgânico é geralmente considerado mais tóxicos que o arsênico orgânico.


Arsênico inorgânico é considerado mais toxico. O arsênico inorgânico é considerado veneno humano desde os tempos antigos. É o tipo mais usado em pesticidas e fertilizantes. Ele também é encontrado em uma variedade de alimentos. As galinhas são frequentemente alimentadas com medicamentos contendo arsênico para fazê-las crescer mais rapidamente. Mas uma das fontes alimentares mais comuns de arsênico inorgânico é o arroz.


A maior parte do arsênico orgânico e inorgânico que você ingere, deixa o seu corpo em alguns dias. Mas parte do arsênico inorgânico permanece em seu corpo por meses ou até mais. E a exposição frequente ao arsênico inorgânico, mesmo em doses baixas, podem causar problemas de saúde. Pequenas doses pode causar:

  • Dor de estômago;

  • Dores de cabeça;

  • Sonolência;

  • Dor abdominal e diarreia;

  • Confusão.

O arsênico inorgânico pode até ser mortal. Na Grécia antiga, o arsênico era frequentemente usado como veneno para criminosos. Uma dose do tamanho de uma ervilha foi considerada fatal.


A exposição a longo prazo ao arsênico tem sido associsada a vários problemas de saúde, incluindo:

O arsênico também é conhecido como agente cancerígeno.


O arsênico está ligado a muitos tipos de câncer, incluindo câncer de pele, pulmão, bexiga, fígado e rim. Evidências sugerem que o câncer de pulmão é a causa mais comum de mortalidade relacionada ao arsênico.


A Agência Internacional de Pesquisa do Câncer classificou o arsênico como um carcinógeno de categoria 1, o que significa que é conhecido por causar câncer.


O arsênico é uma preocupação para mulheres grávidas e crianças. Para as mulheres grávidas, bebês e crianças, a situação pode ser ainda pior.


As mulheres grávidas expostas ao arsênico podem colocar seus bebês ainda por nascer em risco de comprometer o sistema imunológico enquanto estão no útero e no início da vida.


A Food and Drug Administration dos EUA constatou que altos níveis de arsênico inorgânico durante a gravidez estão associados a vários resultados adversos. Por exemplo, a exposição ao arsênico durante a gravidez e a infância pode prejudicar o desempenho da criança nos testes de desenvolvimento.


O arroz é um alimento fácil e agradável, mas o Consumer Reports testou 223 amostras de arroz e encontrou níveis significativos de arsênico em quase todos eles, incluindo branco, marrom, parboilizado, jasmim, basmati e outros tipos de arroz.


O arsênico foi encontrado no arroz, orgânico ou convencional e de todas as regiões do mundo.

O arroz integral é geralmente mais saudável que o arroz branco. O arroz branco é desprovido de suas camadas externas, fibras e nutrientes benéficos.


Mas, de acordo com o Consumer Reports, o arroz integral tinha 80% mais arsênico do que o arroz branco. O arsênico, junto com muitos nutrientes valiosos, tende a se acumular no casco externo marrom do arroz.


Arroz preto também é conhecido como arroz proibido, pois é um grão antigo que foi encontrado para ter como muitos antioxidantes, mas ele provavelmente vai ter níveis mais elevados de arsênico do que o arroz branco.


O arroz selvagem tecnicamente não é um arroz, mas um grão que pode conter menos arsênico, mas depende da água onde cresce.


O arroz cultivado organicamente pode conter menos pesticidas, mas todo o arroz absorve o arsênico do solo.


Portanto, o arroz orgânico terá menos toxinas no geral. Mas provavelmente não terá níveis mais baixos de arsênico, a menos que o solo em que cresceu nunca tenha sido exposto ao arsênico.


O arroz Basmati da Califórnia, Índia ou Paquistão é a melhor opção, de acordo com dados do Consumer Reports. Esses tipos de arroz possuem cerca de um terço do arsênico inorgânico em comparação com o arroz integral de outras regiões.


Quando o arsênico está no solo, todas as plantas absorvem parte dele. Mas o arroz é diferente. Como ele é cultivado em condições de inundação, onde a água de irrigação é frequentemente contaminada com arsênico, o arroz absorve mais arsênico do que outras culturas alimentares.


Os pesticidas à base de arsênico foram amplamente utilizados nas lavouras por décadas. E o arsênico inorgânico pode persistir indefinidamente no solo. Mesmo que as terras cultivem alimentos orgânicos há décadas, se alguma vez foram expostas a pesticidas contaminados com arsênico, essas toxinas ainda podem persistir no solo hoje.


Compostos inorgânicos de arsênico e a maioria dos pesticidas à base de arsênico já foram proibidos na agricultura nos EUA. Mas alguns ainda podem chegar aos americanos por meio de outros países.


Até certo ponto, o arsênico pode ser lavado. O arsênico é solúvel em água.


Estudos publicados indicam que cozinhar arroz em excesso de água, de seis a 10 partes de água para uma parte de arroz e drenar o excesso de água podem reduzir de 40 a 60% do teor de arsênico inorgânico, dependendo do tipo de arroz.


Um estudo de 2015 publicado no PLOS ONE, encontrou um método de cozimento que reduz o arsênico em 85%. Eles usaram uma cafeteira de filtro para passar a água quente pelo arroz enquanto cozinhava. Mas lavar o arroz remove alguns dos nutrientes valiosos.


Segundo o FDA, o enxague de arroz pode reduzir os níveis de alguns nutrientes, incluindo folato, ferro, niacina e tiamina, em 50 a 70%.


E os nutrientes foram perdidos durante o experimento do filtro de café também. Aproximadamente 50% do potássio e 7% do fósforo foram perdidos. Mas os níveis de cálcio, cobre, ferro, manganês, enxofre e zinco não mudaram significativamente.


Se diante de todas essas informações, você decidir comer arroz, siga estas etapas:

  • Escolha o arroz basmati, se possível;

  • Enxágue bem o arroz ou, melhor ainda, deixe de molho por 48 horas antes de cozinhar, derramando água e enxaguando a cada 8 a 12 horas como molho de feijão;

  • Cozinhe o arroz em 6 a 10 partes de água para uma parte de arroz;

  • Quando o arroz estiver pronto, escorra a água extra após o cozimento ou se você quiser tentar fazer arroz em uma cafeteira.

  • A água também é frequentemente contaminada com arsênico, portanto é melhor usar água filtrada. E pense em adicionar variedade à sua dieta e tentar outras alternativas ao arroz.

Aqui estão sete alternativas saudáveis ​​de arroz que vale a pena tentar:

  • Aveia: são embalados com proteínas e são ótimos para digestão. Comê-los também pode ajudá-lo a se sentir satisfeito. Aveia é uma opção popular para o café da manhã, tente tomar uma tigela a qualquer momento quando estiver com fome. Ou adicione aveia ao seu smoothie ou tigela de smoothie para torná-lo mais satisfatório. Para uma nova idéia, experimente estes Waffles de aveia sem glúten.

  • Quinoa: a quinoa tem ainda mais fibras e proteínas que o arroz. Você pode servir como se fosse arroz comum, temperado, em caçarolas, ou com salteados. Cozinhe cerca de metade do tempo como arroz integral aproximadamente no mesmo período que o arroz branco. Mas lembre-se do seguinte: ao cozinhar a quinoa, tente enxaguá-la primeiro. A lavagem removerá um pouco do sabor amargo, produzindo um grão mais doce e saboroso. Você pode desfrutar deste Quiche de Quinoa Crustless no café da manhã.

  • Cevada: um dos grãos mais antigos do mundo. Pode funcionar como arroz em vários pratos. Se você tiver intolerância ao glúten evite.

  • Millet: Uma potência nutricional. Vindo da China, esta pequena semente é apreciada na África e na América do Sul por seu perfil de nutrientes e sua flexibilidade culinária. A definição de milho se presta bem a mingaus, laterais e até como base sem glúten para pão e assados. Também cresce em áreas com solo pobre, tornando-o uma excelente ferramenta na luta contra a fome no mundo.

  • Teff: Diz-se que é o menor grão da Terra. Um item básico da culinária etíope, o teff é um minúsculo grão marrom que dá um soco nutritivo. Cozinha mais como um mingau do que como um lado de arroz. Mas seu sabor e versatilidade são um refúgio das rotinas de jantar.

  • Amaranto: Você pode não saber, mas pode encontrá-lo na maioria dos supermercados. O amaranto, também um paeudogrão, é semelhante ao teff e tem um sabor ligeiramente doce e noz. Além disso, é mais rico em minerais do que em muitos vegetais. De salgado a doce, você pode usar essa semente em uma variedade de pratos ou como espessante para molhos, sopas e ensopados.

  • Trigo sarraceno: um grão não relacionado ao trigo. Apesar do nome, o trigo sarraceno é livre de glúten porque é uma pseudogravura. É semelhante à quinoa, mas é maior e mais suave.

O trigo sarraceno é carregado com proteína mais do que qualquer outro grão, exceto a quinoa. É também uma excelente fonte de vitamina B6, magnésio e potássio.


Uma alimentação saudável pode protegê-lo do arsênico no arroz e outros contaminantes também!


Comer alimentos saudáveis ​​e manter seu intestino feliz e saudável ajudará seu corpo a eliminar toxinas e a protegê-lo dos danos.


Especificamente, vegetais crucíferos como brócolis, couve, couve e rúcula podem ajudar. Eles contêm um composto chamado sulforafano, que os estudos demonstraram que podem ajudar na proteção e eliminação do arsênico, outros metais pesados ​​e pesticidas.


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