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  • Mônica Bergamo

HAMBÚRGUERES VEGETARIANOS E CARNE LIMPA: PRÓS E CONTRAS

Atualizado: 16 de Out de 2019

Nos anos 60 o sonho de algumas pessoas era comer um hambúrguer a base de plantas, que pudesse satisfazer e substituir o desejo pelo hambúrguer de carne. E o mais próximo que se encontrava naquela época, eram hambúrgueres em forma de disco de hóquei, compostos por lentilhas, feijão vermelho, milho ou trigo. E sinceramente essas imitações não enganavam ninguém.


Atualmente com o avanço tecnológico e industrial das empresas de produtos naturais possuímos o tão sonhado hambúrguer a base de plantas. Muitos supermercados já oferecem uma grande variedade de alternativas que não seja a base de carne.

Restaurantes e Fast-Food também não ficam de fora dessa nova tendência do mercando, incluindo em seus serviços a opção de hambúrgueres a base de plantas e outras "carnes falsas" em seus cardápios.


Mas você já parou para se perguntar se essa tendência é positiva? Se existem pós e contras? E se realmente são saudáveis ou apenas outra maneira de ganhar dinheiro e prejudicar a nossa saúde?


Depois de décadas dos hambúrgueres impostores, a demanda por hambúrgueres sem carne está aumentando. Houve uma grande mudança na consciência pública. Por muitos anos, a principal razão pela qual as pessoas escolhem alimentos veganos e vegetarianos foi devido a preocupações com o bem-estar dos animais. Mais recentemente, porém, as pessoas estão se tornando cada vez mais conscientes do impacto de suas escolhas alimentares no ambiente e em sua própria saúde.


Em 2015, a Organização Mundial da Saúde anunciou que carnes vermelhas e processadas eram cancerígenas. E em 2018, a maior análise realizada até o momento sobre como a agricultura danifica o planeta nos informou que evitar carne e laticínios é a melhor maneira de reduzir danos ambientais.


Embora as culturas euro-asiática e indiana comam rissóis de vegetais há muito tempo, acredita-se que o primeiro hambúrguer vegetariano comercial tenha sido criado em Londres no início dos anos 80. Na mesma época, Paul Wenner inovou o Gardenburger, que era servido em seu restaurante vegetariano no Oregon.


Se você apenas olhar a lista de ingredientes, verá que os hambúrgueres vegetarianos parecem conter alguns bons ingredientes. Eles usam proteínas à base de plantas, geralmente de ervilhas, feijões, lentilhas, soja no lugar de tecido animal. E embora algumas dessas fontes de proteínas possam ter seus próprios problemas, elas não acionam as preocupações específicas de saúde, ambientais e éticas que acompanham a carne animal.


Os hambúrgueres vegetarianos contêm fibras, mesmo que em pequenas quantidades, oferecem mais do que carne bovina, que não contém nenhuma.

Por outro lado, muitos hambúrgueres vegetarianos preparados comercialmente também têm algumas qualidades não tão boas. Eles são alimentos altamente processados ​​e geralmente têm alto teor de sódio, o que pode ser um problema para pessoas com pressão alta. Muitas marcas usam óleos refinados, gorduras saturadas, sabores naturais, açúcar, ingredientes geneticamente modificados e outros aditivos menos saudáveis. Muitos hambúrgueres vegetarianos também contêm alérgenos em potencial, como soja, trigo e nozes, além de proteínas de queijo ou leite, se forem vegetarianos, mas não veganos.


Hoje existem muitos hambúrgueres vegetarianos disponíveis, mas a maioria deles se enquadra em algumas categorias principais com base em sua fonte de proteína:


Baseado em proteínas da ervilha


Prós: A maioria dos hambúrgueres à base de ervilhas não é GMO. E ervilhas têm enormes benefícios à saúde. A pesquisa mostra que eles são ricos em fitoquímicos, antioxidantes, micronutrientes importantes como selênio, folato e fibra. As ervilhas também podem ter propriedades anticancerígenas, que diminuem o colesterol e pré-bióticas que são boas para o intestino.

A proteína da ervilha não oferece a mesma nutrição que as ervilhas inteiras, mas ainda tem algumas coisas boas a oferecer. Ela possui todos os nove aminoácidos essenciais, além de ser uma ótima fonte de ferro e aminoácidos de cadeia ramificada, especialmente arginina, leucina, isoleucina e valina, que são bons para força muscular e o coração saudável. Além disso, a proteína da ervilha é uma das proteínas vegetais mais facilmente digeridas.

Contras: A proteína isolada de ervilha extraída em uma fábrica não retém muitas das qualidades saudáveis ​​da ervilha original. Hambúrgueres de proteína de ervilha também costumam ter alguns ingredientes menos saudáveis ​​na mistura. Você pode encontrar óleos refinados, como óleo de canola no GMO, óleo de coco refinado e óleo de abacate. Muitos hambúrgueres de proteína de ervilha também possuem sabores naturais listados em seus ingredientes, que é um termo genérico que pode significar praticamente qualquer coisa.


Baseado em proteínas de soja


Prós: Os hambúrgueres de proteína de soja oferecem uma quantidade razoável de ferro cerca de 10% a 25% do seu valor diário, o que é mais do que um hambúrguer de carne.


Contras: Como a grande maioria da soja cultivada hoje é geneticamente modificada, é possível que esses hambúrgueres contenham OGM (procure uma certificação que não seja OGM, se isso lhe interessar). Hambúrgueres de proteína de soja também costumam usar óleos refinados, como: óleo de girassol, óleo de coco, óleo de canola e óleo de milho no Boca. Os sabores naturais também são populares nesses hambúrgueres, além de outros aditivos que você deve evitar, como: dextrose cultivada, amido modificado, corante de caramelo e açúcares.


Trigo à base de glúten


Prós: Contêm todos os ingredientes orgânicos, para que você não precise se preocupar com OGM.


Contras: Estes hambúrgueres contêm glúten, por isso não são alérgenos ou amigáveis ​​aos celíacos. Eles também contêm quantidades significativas de óleos refinados, como: óleo de gergelim torrado, azeite, óleo de canola, frutas de palma e óleo de cártamo. Outros aditivos que vale a pena mencionar são a carragenina e os açúcares adicionados.


Baseado em Arroz e grãos


Prós: Contêm ingredientes orgânicos, como alguns tipos de cogumelos como ingredientes principais.


Contras: Infelizmente, embora o arroz possa ser uma fonte boa de proteínas, ele pode ser rico em arsênico. Hambúrgueres que usam outros grãos, como aveia, podem conter glifosato se não forem cultivados organicamente. Esses hambúrgueres também usam sabores naturais e óleos refinados, como: açafrão ou óleo de girassol. Outros aditivos podem incluir vegetais e goma de guar, corante de urucum, lecitina de soja, laticínios e ovos, que vêm com desvantagens para saúde, ética e ambiental.


Carne criada em laboratório ou carne baseada em células


Também conhecida como “carne limpa”, você pode ter ouvido falar de carne à base de células nas notícias recentemente. Trata-se de carne de animal real feita a partir de células animais cultivados em laboratório em meio de crescimento. E como o resultado final é a venda real de carne aos consumidores, o USDA e o FDA concordaram em regular os produtos de carne à base de células em conjunto.


Também conhecida como “carne limpa”, você pode ter ouvido falar de carne à base de células nas notícias recentemente. Trata-se de carne de animal real feita a partir de células animais cultivados em laboratório em meio de crescimento. E como o resultado final é a venda real de carne aos consumidores, o USDA e o FDA concordaram em regular os produtos de carne à base de células em conjunto.


Considerando os danos que a agricultura industrial causou à saúde pública, ao planeta e aos animais que rotulamos como alimento, fica claro que há benefícios significativos nessa nova maneira de produzir carne, pelo menos em teoria.


Por um lado, nenhum animal precisa sofrer mais. A carne baseada em células substitui a necessidade de criação de fábricas, o que impediria milhões de mortes desnecessárias de animais a cada hora e também reduziria significativamente as emissões de metano dos animais. Também atende a uma enorme demografia: comedores de carne que não desejam desistir totalmente da carne, devido ao sabor, textura e outras preferências, como não apoiar a agricultura industrial.


Tudo isso soa muito bem, mas mesmo assim você deve estar se perguntando, qual seria o problema em tudo isso, não é mesmo?


Pois é, pode ser muito cedo para dizer, já que a tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas isso é o que sabemos até o momento. Historicamente, a carne baseada em células usava soro fetal bovino (sangue de bezerro) em seu meio de crescimento, o que levanta algumas preocupações éticas enormes.


Quando uma vaca grávida é morta, o feto é removido da mãe e sangrado até a morte. O sangue é então refinado e transformado em soro bovino fetal. A maior parte da carne cultivada produzida até hoje foi cultivada neste meio, tornando-o longe de ser vegetariano. No entanto, com o avanço da tecnologia, algumas empresas começaram a substituí- lo por um meio de crescimento baseado em plantas.


Para evitar que ela se torne perigosamente contaminada, a carne à base de células também depende fortemente de antibióticos.


Mesmo se a tecnologia progredir de tal maneira que se torne verdadeiramente sustentável para produzir, a maior desvantagem da carne baseada em células pode ser que ela não atenda às preocupações de saúde associadas ao consumo de gorduras saturadas encontradas na carne cultivada convencionalmente.


Os produtos de carne vermelha e processada continuarão sendo cancerígenos, não importa como ou onde sejam cultivados, e continuarão a representar riscos para o coração e o cólon. Finalmente, a carne à base de células é um experimento descontrolado sobre a saúde humana. Embora a NASA esteja estudando e usando essa tecnologia como uma nova maneira de alimentar astronautas em longas missões espaciais desde 2001, ainda não temos pesquisas suficientes sobre sua segurança.


Embora seja mais fácil do que nunca comprar alternativas à base de carne produzidas comercialmente, os melhores hambúrgueres vegetarianos ou carnes falsas ainda são os que você pode fazer em casa com alimentos integrais. Por exemplo, você pode facilmente fazer suas próprias alternativas de carne à base de plantas usando feijão ou lentilha, couve-flor ou outros vegetais. Você também pode usar cogumelos, grãos integrais, como milho, cevada e quinoa, tofu orgânico, tempeh e seitan.


Não há dúvida de que a maioria das carnes à base de plantas disponíveis comercialmente é um passo na direção certa. Eles podem servir admiravelmente como alimentos de transição para levar as pessoas a comer menos carne. E eles podem permitir que veganos e vegetarianos desfrutem de uma versão realista dos alimentos de conforto que podem estar perdendo.


Mesmo o hambúrguer mais saudável não fará muito bem se for frito em óleo carregado com radicais livres e servido em um pão de farinha branca enquanto estiver rodeado por maionese e ketchup. E nenhum dos hambúrgueres vegetarianos comerciais são exatamente alimentos integrais. Portanto, você pode pensar neles como guloseimas, em vez de itens básicos de sua dieta.


Dessa forma, você estará ajudando o planeta e os animais sem comprometer sua própria saúde.


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