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  • Mônica Bergamo

LEITES DE PLANTAS - A melhor opção para a sua vida!

Atualizado: 5 de Jul de 2019

A industria de alimentos naturais evoluiu muito nos últimos anos nos EUA e no Brasil. Podemos, mesmo em grandes centros urbanos, nos alimentar de forma saudável.

Com o aumento nos casos de intolerância a lactose, as pessoas foram em busca de novas alternativas que supram a necessidade de consumir leite de origem animal.


O leite de vaca é um alimento perfeito para bezerros. As vacas têm quatro estômagos e dobram o seu peso em 56 dias. Nós humanos somos diferentes, e o nosso leite também, além de sermos classificados como a única espécie do planeta que bebe leite após a infância e de outra espécie.


Estudos recentes apontam que beber leite de vaca não é algo saudável, e que isso foi um hábito adquirido e não uma necessidade. Pesquisadores de Harvard TH Chan School of Public Health, publicaram no American Journal of Clinical Nutrition em 2016, uma análise feita em 43.000 homens e 187.000 mulheres, demonstrando uma diminuição de 28% nos riscos de doenças cardíacas em homens e mulheres que substituíram calorias de produtos lácteos integrais por carboidratos de grãos integrais.


O leite de vaca também é conhecido por estimular a liberação de insulina e IGF-1( fator de crescimento semelhante à insulina ). Essa ligação tem demonstrado que os produtos lácteos têm influência no aumento das taxas de acnes, manchas na pele e câncer de próstata.


Outra curiosidade sobre o leite de vaca, é o cálcio, como já abordamos nos posts anteriores. Para quem não sabe, os países que mais consomem leite de vaca são líderes mundiais em osteoporose, fica a dica.


Diante de todas essas informações é recomendável a substituição do leite de vaca pelo de origem vegetal, como o leite de arroz, nozes, coco, castanhas e aveia.


Um dos primeiros defensores americanos do leite de soja foi Henry Ford, que abriu uma fábrica de leite de soja em seu centro de pesquisa em Michigan em 1934. Essa moda não pegou na época. Mas no final do século XX as manchetes começaram a anunciar os benefícios do consumo do leite de soja na prevenção de doenças cardíacas e câncer.


Na época um movimento anti-soja rapidamente apareceu convencendo as pessoas de que a soja estimulava hormônios que causavam câncer de mama. Na verdade isso é uma grande mentira, pois de acordo com estudos realizados pela Mayo Clinic, uma dieta vitalícia rica em alimentos à base de soja reduz os riscos de câncer de mama em mulheres.


Mesmo com todas essas informações o povo anti-soja levantou uma informação importante, de que 90% da soja cultivada nos EUA é geneticamente modificada e pulverizada com herbicidas tóxicos. Isso realmente é um problema. Mas a soja transgênica é alimentada principalmente para a pecuária, e o leite de soja certificado como não-transgênico ou que é de origem orgânica não tem esse problema.


A curiosidade e medo levantado sobre a soja, só serviu para impulsionar o desenvolvimento e criação de substitutos ao leite, que hoje estão por toda a parte, como: supermercados, cafés e restaurantes.


Agora, vamos falar um pouquinho sobre os benefícios que o leite não lácteo pode proporcionar?

  • O leite não lácteo é livre de crueldade, pois vem de plantas e não de animais. Nenhum animal é prejudicado para fazê-lo, e nenhum bebê é retirado de suas mães para ser transformado em vitela. As vacas leiteiras industrializadas levam vidas miseráveis. Muitos nunca veem uma folha de grama. A maioria é impregnada anualmente, e seus bebês são levados até os quatro anos de idade, quando não podem mais atender à demanda e são mortos para se tornarem hambúrgueres.

  • A indústria de laticínios é um desastre ecológico. A agricultura animal é responsável por 83% do total de terras agrícolas globais, mas produz apenas 18% das calorias do mundo. É um dos principais impulsionadores da destruição das florestas tropicais. E as vacas são grandes contribuintes para a mudança climática. O metano que liberam é 23 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono no aquecimento da atmosfera.

  • A propaganda para laticínios é uma ótima fonte de cálcio, proteína, vitamina D entre outros nutrientes. Mas também fornece uma abundância de gordura saturada obstrutiva das artérias, assim como hormônios e antibióticos que estão ligados a um aumento da doença. Leites não lácteos não têm razão para conter estes. E quando você escolhe orgânico, você também evita pesticidas. O leite de vaca é muitas vezes enriquecido com vitamina D, assim como muitos leites não lácteos. Alguns não lácteos são fortificados com nutrientes adicionais também, como minerais essenciais ou ácidos graxos ômega-3. O leite de soja e amêndoa é muitas vezes fortificado para combinar com o teor de nutrientes encontrados no leite de vaca, sem os hormônios, antibióticos, crueldade e danos ecológicos.

  • Cerca de 65% dos adultos em todo o mundo têm algum grau de intolerância à lactose . Você se torna intolerante à lactose quando seu corpo deixa de produzir lactase, a enzima que você precisa para digerir a lactose do açúcar do leite. Entre as primeiras opções desenvolvidas para os consumidores intolerantes à lactose foi Lactaid, que tem adição de lactase. Hoje, os leites não lácteos são naturalmente opções livres de lactose para pessoas que não querem tentar enganar seu corpo para digerir um alimento que não foi projetado para consumir após a infância.

Diante de todas essas informações, é maravilhoso termos tantos substitutos do leite. Mas há alguns problemas a serem observados.


Além do leite de soja, muitos dos outros leites vegetais têm um problema em comum. Infelizmente alguns fabricantes muitas vezes economizam no produto “base” e usam espessantes para evitar que o resultado seja excessivamente aguado. Em seguida, eles adicionam "sabores naturais", vitaminas sintéticas e açúcares.


Ao escolher o seu substituto do leite, lembre-se de que nem todos os produtos são criados iguais.

  • O leite de soja, por exemplo, oferece uma das maiores quantidades de proteína para o seu consumo, chegando de 7 a 12 gramas por xícara. Algumas marcas usam proteína isolada de soja altamente processada para conseguir isso, enquanto outras usam soja integral. Eu prefiro menos alimentos processados, então prefiro as marcas feitas de grãos orgânicos inteiros. O leite de soja também é muitas vezes enriquecido com cálcio e vitamina B12 . Pesquisas atuais indicam que as isoflavonas de soja diminuem o risco de câncer.

  • O leite de amêndoa tem menos de um grama de proteína por xícara, mas possui 50% mais cálcio do que uma xícara de leite de vaca. As amêndoas são ricas em vitamina E, um antioxidante bom para o cérebro, sangue e pele. Muitos leites de amêndoas comerciais são bastante aquosos, contendo apenas cerca de 2% de amêndoas, por isso recomendo fazer o seu próprio. Inclusive vou deixar um vídeo a seguir ensinando vocês, como fazer.


  • O leite de caju tem gorduras insaturadas que são boas para o coração, assim como o ácido anacárdico, que pode ter efeitos anti-câncer. Os cajus também contêm luteína e zeaxantina, que beneficiam seus olhos.

  • O leite de coco em uma caixa é uma bebida diluída, diferente do creme espesso que você encontra em latas para fazer muitos pratos asiáticos. Enquanto o leite de coco é rico em gordura saturada, estes são na sua maioria triglicerídeos de cadeia média, que têm evidências mistas quando se trata de impactos na saúde do coração. O leite de coco contém pouca proteína.

  • O leite de cânhamo tem um sabor amanteigado e de nozes. Cânhamo naturalmente contém cálcio, por isso não requer a fortificação que outros substitutos do leite possam. No entanto, muitas variedades comerciais contêm espessantes e agentes aromatizantes adicionados.

  • O leite de quinoa oferece mais proteína e fibra do que a maioria dos outros grãos, é naturalmente isenta de glúten e contém todos os aminoácidos essenciais, além de ser rico em ferro, magnésio e zinco.

  • O leite de aveia é difícil de se encontrar com baixo teor de açúcar. Muitas marcas usam gomas e óleos para melhorar a textura. A aveia é rica em fibras solúveis, como o beta-glucano, que beneficia o açúcar no sangue, bem como a saúde digestiva e cardíaca.

  • O leite de arroz é um dos substitutos originais do leite, ele não é alergênico, mas não oferece muito em termos de nutrientes.

  • O leite de ervilha contém uma quantidade comparável de proteína à soja, embora a proteína de ervilha isolada seja usada para criar um sabor que não seja de ervilha. Tem um leve sabor residual e alguns leites de ervilha acrescentaram óleos.

  • O leite de ervilha tem um terço da gordura saturada e 50% mais cálcio do que o leite de vaca.

  • O leite de linho é uma criação nova, ele é feito misturando ômega 3 e óleo de linhaça prensado a frio com água. Ele é livre dos oito principais alérgenos para aqueles que não podem consumir lactose, soja ou nozes. A desvantagem é que o leite de linho naturalmente não contém proteína e tem sabor ruim (por isso, geralmente é vendido com muitos sabores naturais adicionados).

Aprenda a observar 3 ingredientes na hora de escolher o seu substituto de leite, como:

  • Muitos substitutos do leite contêm açúcar adicionado, e muitas vezes é o segundo ingrediente listado (os ingredientes são listados na ordem de quantidades mais ou menores em um produto). Para evitar mais de seis gramas de açúcar por xícara, escolha sem açúcar.

  • Carragenina é derivada de algas vermelhas e adicionada a alimentos como iogurte, leite de soja e sorvete para engrossar e evitar a separação. Alguns estudos ligaram a carragenina à inflamação, irritação intestinal e até câncer. Algumas marcas começaram a remover esse ingrediente por solicitação do consumidor, mas muitas ainda o usam.

  • A maioria dos alimentos geneticamente modificados foram criados pela Monsanto (agora Bayer) para resistir ao Roundup, um herbicida amplamente utilizado à base de glifosato que eles fabricam. O glifosato é um provável carcinogéneo humano. E não é usado apenas em culturas transgênicas, como a soja. É também cada vez mais usado como dessecante em aveia não orgânica, cevada e outros cereais para secar a colheita da coleta. A boa notícia é que os alimentos cultivados organicamente são livres de OGM e sem glifosato.

Observação: escolha leites orgânicos não lácteos certificados para garantir que você não receba uma dose de produtos químicos indesejáveis ​​ou OGMs.


Embora muito versáteis, os substitutos do leite nunca devem substituir o leite materno (ou fórmula infantil). Esses produtos não são projetados para sustentar um bebê em desenvolvimento e só devem ser introduzidos depois de um ano junto com outros alimentos sólidos e orientados pelo seu pediatra.


O futuro do leite são as plantas!


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