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  • Mônica Bergamo

PASTA DE AMENDOIM É SAUDÁVEL?

Atualizado: 23 de Jul de 2019

A pasta de amendoim é um dos alimentos mais apreciados no mundo. Existem infinitas maneiras de desfrutar da pasta de amendoim, não é à toa que podemos encontrá-la em diversos sabores e receitas nos dias de hoje.


A pasta de amendoim é uma boa fonte de proteína, mesmo em pequenas porções, contém muitas vitaminas e minerais importantes. Com apenas duas colheres de sopa, você encontrará 8 gramas de proteína, 2 gramas de fibras, manganês, niacina, vitamina E, magnésio e fósforo.

Existem muitas razões para se comer amendoim, além de ser uma proteína vegetal saudável que oferece mais proteína do que qualquer castanha, o amendoim possui 20 aminoácidos, incluindo a arginina, que é importante para a saúde do coração.


Os amendoins contêm carboidratos de baixa carga glicêmica, isso significa que não aumentam o açúcar no sangue. Eles também contém fibras complexas que ajudam na saciedade, além de ser um excelente alimento para as bactérias benéficas do nosso micro bioma.


Consumido em difíceis expedições e sob condições desafiadoras, os amendoins já ajudaram pessoas a viajar para a Antártida, voar para o espaço e caminhar pelo mundo. O amendoim também desempenhou um papel crucial na eliminação da desnutrição em vários países africanos. Duas colheres de pasta de amendoim contem duzentas calorias e mais de 15 gramas de gordura. Se o seu foco é emagrecer, não utilize como alimento básico!


Se você for diabético ou possuir resistência insulínica, fique atento ao consumo em excesso de amendoim. Existem alguns estudos que ligam o consumo de gordura elevada com o aumento no risco e da gravidade dessas condições.

A seguir veja como o consumo de pasta de amendoim pode ser benéfico para a saúde:

  • O amendoim é rico em antioxidantes – Os antioxidantes ajudam o nosso corpo a combater os radicais livres e o estresse oxidativo que pode levar a doenças crônicas. Entre os antioxidantes que o amendoim possui, o resveratrol é o responsável por reduzir o risco de doença cardiovascular, doença de Alzheimer e câncer.

  • O amendoim é benéfico para a saúde cardíaca - Um estudo de 2015 publicado no Journal of American Medical Association analisou os impactos do consumo de nozes no risco de mortalidade entre pouco menos de 72.000 europeus e afro-americanos de baixo nível socioeconômico. Eles descobriram que aqueles indivíduos que comiam mais nozes, em especifico o amendoim, tinham o menor risco de morte em geral e de doença cardiovascular, em particular.

  • O amendoim auxilia na prevenção do câncer - Além dos potentes antioxidantes, os amendoins são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Um estudo de 2018 no Nutrition Journal analisou o consumo de amendoim, pinhão e amêndoa entre 923 pacientes com câncer colorretal e 1.846 controles na Coréia. Essa análise levou a conclusão que três porções por semana, já são suficientes para reduzir os riscos de câncer colorretal. Outro estudo em 2013, publicado no Breast Cancer Research and Treatment, analisou o consumo de pasta de amendoim e o risco de doença mamária em meninas pré-adolescentes. Os pesquisadores acompanharam 9.000 garotas pré-adolescentes por 15 anos, descobrindo que aquelas que comiam pasta de amendoim pelo menos três vezes por semana tinham menos riscos de desenvolver doenças benignas da mama na medida que ficavam mais velhas.

  • O amendoim nos ajuda a manter o nosso cérebro saudável - Eles são ricos em gorduras insaturadas, vitamina E e vitaminas B, todas importantes para a saúde do cérebro. Alguns estudos demonstraram que a ingestão de nozes pode ajudar a melhorar a cognição, a memória e a recordação. Outros estudos descobriram que o amendoim, em particular, produz uma certa onda cerebral associada a um sono melhor, melhora da imunidade e da capacidade de cura natural do corpo. Os amendoins também são ricos em niacina, um nutriente benéfico na prevenção da doença de Alzheimer.

  • O amendoim auxilia no combate ao estresse – A pasta de amendoim contém fitosterol, em especifico um chamado beta-sitosterol, que tem ajudado a normalizar os níveis elevados de cortisol em estudos de atletas de resistência. O cortisol também é conhecido como o hormônio do estresse do corpo, portanto, comer pasta de amendoim pode ajudar a controlar sentimentos de ansiedade.


MAS FIQUEM ATENTOS!

A receita padrão da pasta de amendoim é simples: AMENDOIM.


No entanto, algumas marcas podem comprometer o produto, ao adicionarem outros ingredientes para alterar o sabor, textura e perfil nutricional. Alguns desses aditivos podem ser perigosos. Questionar a origem do produto e como são utilizados, é fundamental para a sua saúde.


Ao escolherem uma pasta de amendoim, levem em consideração a quantidade de:

  • Açúcar: como em muitos alimentos processados, os fabricantes de alimentos usam açúcar para acrescentar doçura à pasta de amendoim. E como muitos já estão cansados de saber, o açúcar é o culpado primário por trás da obesidade, doenças cardíacas, Alzheimer e praticamente todas as outras grandes doenças crônicas de nossos tempos.

  • Sal: a pasta de amendoim salgada pode conter até 50 a 75 miligramas de sódio por colher de sopa. Se você consumir pasta de amendoim com frequência e quiser reduzir sua ingestão de sódio, procure versões sem sal. E se você fizer sua própria pasta de amendoim, compre amendoins sem sal.

  • Petróleo: muitas pastas de amendoim possuem óleos adicionais, como o óleo hidrogenado, que tem sido associado a muitos problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas.

  • Aflatoxinas: como os amendoins crescem melhor em climas quentes, eles são propícios a conter aflatoxinas. As aflatoxinas são um grupo de toxinas que podem ser produzidas por fungos em condições úmidas. Eles são preocupantes por serem conhecidas por aumentarem os riscos de câncer. Outros alimentos em risco de conter aflatoxinas são: o milho, figos, cereais, caroço de algodão e nozes. Se você optar por comprar seu próprio amendoim e moer em casa, examine e descarte: amendoins mofados, enrugados e descoloridos. Através de uma pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins encontraram evidências de que certos compostos vegetais podem neutralizar os efeitos das aflatoxinas. Esses compostos incluem clorofila em vegetais verdes, como espinafre e fitoquímicos em raízes como cenouras e nabo.

  • Pesticidas: a não ser que você compre pasta de amendoim orgânica, é provável que contenha pesticida. Existem oito pesticidas comumente encontrados na pasta de amendoim: O butóxido de piperonila – conhecido por ser um disruptor endócrino, um possível agente cancerígeno e uma ameaça às abelhas. A melhor maneira de reduzir os riscos, é procurar por pasta de amendoim que contenham o certificado de produto orgânico.

  • Ingredientes Geneticamente Modificados: Colza, soja e óleo de semente de algodão são alguns dos ingredientes mais comuns utilizados na pasta de amendoim, mas infelizmente, esses ingredientes são de cultura geneticamente modificados. Outro componente geneticamente modificado que está sendo estudado, são os genes das proteínas do amendoim que causam reações alérgicas. As alergias ao amendoim tiveram um aumento dramático na última década. Cerca de 2,5% das crianças são alérgicas ao amendoim, o que representa um aumento de 21% desde 2010.

Procure pelas pastas de amendoim orgânicas, para reduzir a exposição a pesticidas e transgênicos:

  • Certifique-se de que contém apenas amendoim, sem adicionais como açúcares e óleos;

  • Evite os recipientes a granel devido a risco de aflatoxina;

Faça a sua própria pasta de amendoim é fácil!


Basta adicionar em um liquidificador de alta velocidade ou um processador, e bata até formar uma pasta. Se quiser adicione um pouco de canela, baunilha, passas ou tâmaras para dar um sabor diferente.


A pasta de amendoim é uma fonte acessível de proteínas e fibras abundantes, assim como muitos outros nutrientes. Aproveite!


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