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  • Mônica Bergamo

REDUZA 25 ANOS DE ENVELHECIMENTO CEREBRAL COM UM HÁBITO SIMPLES

Atualizado: Jan 23

A meditação ocorre de várias formas, e como prática geral, existe há milhares de anos. Por alguma razão, no entanto, algumas pessoas não consideram a meditação como algo simples de fazer. Mas é muito mais do que você pensa.


Agora, novas e empolgantes pesquisas em neurociência revelam uma surpreendente variedade de benefícios na meditação, incluindo algumas mudanças específicas no cérebro contra o envelhecimento. Pois é, a meditação pode realmente mudar o cérebro, e de uma maneira mensurável e observável.

Meditação de atenção plena a longo prazo confere alterações antienvelhecimento no cérebro, afirma pesquisa recente em neurociência.


Um estudo de 2006 publicado no NeuroReport determinou que os meditadores experientes na faixa dos 50 anos apresentavam a mesma quantidade de espessura do tecido cerebral que as pessoas com metade da idade. Também foi demonstrado que a meditação aumenta a espessura e a função de outras partes do cérebro, incluindo:

  • Corpo caloso, que conecta os hemisférios direito e esquerdo do cérebro;

  • Córtex pré-frontal dorso medial, que nos ajuda a processar informações sobre outras pessoas;

  • Insula, que nos ajuda a sentir empatia;

  • Neurônios-espelho, que também nos ajudam a conectar-se com os outros e intuir suas necessidades e sentimentos.

Além dessas mudanças estruturais no cérebro, os pesquisadores também descobriram que os meditadores experientes realmente emitem diferentes tipos de ondas cerebrais durante a prática. A meditação de atenção plena está associada a ondas cerebrais chamadas teta, associadas à calma e relaxamento profundos. Isso é diferente das ondas cerebrais típicas de vigília, chamadas beta, que estão associadas à resolução de problemas e ao pensamento.


Por fim, a meditação também desencadeia um influxo de hormônios do bem-estar, como dopamina e serotonina. Resultando em melhor humor e saúde.


Esses cinco outros benefícios comprovados da meditação o inspirarão a começar uma prática diária.


Além dos benefícios cognitivos e cerebrais que a meditação pode oferecer, existem vários outros benefícios da meditação apoiados em pesquisas, se você se comprometer com uma disciplina regular. Esses incluem:

  • Diminuição de dores;

  • Diminuição do estresse, ansiedade e depressão;

  • Melhor sono e insônia;

  • Maior senso de bondade;

  • Pressão sanguínea diminuída (excelente para a saúde do coração).

Além do silêncio consciente, existem vários tipos que você pode tentar, incluindo nishkam karma yoga e meditação transcendental, para citar alguns. Também existem cursos, aplicativos e vídeos on-line que você pode acessar à medida que desenvolve sua prática.


Quanto tempo você deve meditar ? A maioria dos praticantes recomenda fazê-lo todos os dias por pelo menos 15 a 30 minutos, embora você possa aumentar gradualmente essa quantidade.


A chave é encontrar um estilo de meditação que você goste e pratique diariamente / e sim com autocuidado. Já dizia o a tigo ditado: mente sã, corpo são.


Medite e aproveite o processo!


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