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  • Mônica Bergamo

SUPLEMENTAÇÃO DE HMB E PERFORMANCE E MASSA MAGRA

Existe algum suplemento capaz de aumentar a força, a potência, diminuir a degradação de proteínas, e ainda estimular naturalmente a síntese endógena de hormônios anabólicos como o GH?


Já ouviram falar do HMB?

O beta-hidroxi-beta-metilbutirato (HMB) é um metabólito natural da leucina, um dos aminoácidos essenciais (não produzidos pelo nosso corpo). Depois de sofrer mudanças metabólicas, a leucina é convertida em ácido alfa-cetoisocapróico (alfa-KIC) que parece ser capaz de inibir a quebra de proteínas musculares. O problema é que trabalhos mostram que apenas 5% da leucina é convertida em HMB na célula. O HMB juntase a CoA e torna-se um precursor de colesterol que é precursor dos nossos hormônios sexuais.


Como o HMB ajuda na síntese de massa muscular?


A literatura disponível mostra que o mecanismo de ação do HMB no corpo se baseia principalmente em sua capacidade de aumentar a integridade da membrana celular dos miócitos (célula muscular), reduzindo adegradação de proteínas. Atua ativando uma via de síntese protéica chamada mTOR cinase, bem comoaumentando o nível de transcrição do gene do fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1) – relaciona ao GH Além disso, estudos in vivo apontam para o fato de que o HMB melhora a proliferação de células-tronco musculares em fibras de contração rápida.


Quais vantagens em suplementar HMB no treino de força- potência?


Sabemos que elementos como: treinamento de força, o alto volume de trabalho e altas cargas no treinamento são os principais fatores que influenciam o aumento pós-exercício na secreção de hormônios anabólicos, que estimulam a síntese de proteínas musculares Atletas treinados em resistência usam suplementos como proteína de soro de leite, aminoácidos ou HMB para aumentar a massa muscular e finalmente aumentar a força e a potência, reduzindo a gordura corporal. Como o HMB aumenta a oxidação beta dos ácidos graxos, também é usado como complemento para reduzir a gordura corporal.


Uso de HMB em treinamento aeróbico, e em casos de imobilização e perda muscular


Independentemente do tipo de treinamento, os músculos que trabalham são expostos à proteólise (quebra de proteínas). Diferentes condições, como treinamento aeróbico e anaeróbico, lesão, imobilização e jejum, podem aumentar a degradação das proteínas musculares. Vários estudos analisaram interações entre vias proteolíticas e HMB. A suplementação com HMB diminui os marcadores inflamatórios TNF-α e INF-γ, levando à inibição dos processos proteolíticos. Vários trabalhos mostraram um efeito positivo da suplementação de HMB na redução da degradação de proteínas musculares em culturas in vitro e in vivo HMB e estímulo de GH.


Trabalhos mostraram que a suplementação com HMB por seis semanas pode promover ganhos póstreinamento em GH e IGF-1. Esses autores concluíram que seis semanas de suplementação de HMB-FA induziram aumentos significativos nos hormônios anabólicos com redução dos hormônios catabólicos e melhorias notáveis no desempenho de força e potência.


Consulte seu médico para saber se você pode usar HMB/ em qual dose/ quais horários deve tomar/ qual forma de HMB/ qual via de aplicação. Não use suplementos sem a supervisão médica!


Foco na saúde e performance!


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