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  • Mônica Bergamo

SUPLEMENTAÇÃO PARA PERFORMANCE

Se você é atleta profissional, amador ou apenas um amante de atividades físicas. Qual é a sua rotina diária de suplementos?


A seguir, vou passar algumas dicas sobre suplementação e a importância delas na melhora da sua performance:


CARNITINA


A carnitina permite que as células usem ácidos graxos como combustível e não glicogênio. Melhorando assim a recuperação muscular, compensando o aumento da creatina quinase, um importante indicador de dano muscular.


ASPARGININA


A asparginina é responsável por aumentar a capacidade do músculo em usar ácidos graxos e poupar glicogênio, aumentando o tempo de chegada à exaustão muscular. Treinos intensos normalmente levam a queda dos níveis de asparginina.


SERINA


A serina mantem saudável o perfil hormonal do atleta, baixando o excesso de cortisol após atividade física que pode causar quebra muscular, além de aumentar a capacidade aeróbica.


MAGNÉSIO


O magnésio possui um papel chave na produção de ATP (adenosina trifosfato), o principal reservatório de energia do nosso corpo. A suplementação de magnésio pode melhorar a capacidade aeróbica, performance, força muscular e reparo.


ZINCO


O zinco é conhecido por interagir com os hormônios para aumentar a força e melhorar a composição corporal. A sua deficiência pode atrapalha o pico de utilização de oxigênio durante os exercícios. Os baixos níveis de zinco são frequentemente encontrados em corredores de longa distância e triatletas. A sua suplementação adequada deve ser acompanhada de cobre.


VITAMINAS B


As vitaminas do complexo B são cofatores para o metabolismo energético dos alimentos, e a produção de hemácias requer vitaminas B9 e B12. Caso haja deficiência de vitaminas do complexo B, o processo de recuperação de lesões na pratica esportiva pode retardar.


VITAMINA D


A vitamina D é fundamental para melhorar a densidade óssea e reduzir fraturas de stress e lesões inerentes de esforço repetitivo.


VITAMINA E


A vitamina E é conhecida por proteger enzimas responsáveis pelo reparo do dano celular gerado por treinos intensos que levam a altos níveis de stress.


VITAMINA C


A vitamina C, além dos seus efeitos imunológicos, é responsável por diminuir a dor após Work-out e a sintetização do colágeno, que por sua vez acaba protegendo as articulações. Além disso a vitamina C também é responsável por reduzir o catabolismo gerado induzido pelo cortisol.


CISTEÍNA (NAC)


A cisteína é conhecida por reduzir o tempo de fadiga durante a pratica esportiva de endurance como ciclismo. E o precursor da glutationa, o principal antioxidante do nosso organismo.


GLUTATIONA


A glutationa é um potente antioxidante e desintoxicante celular dos subprodutos maléficos para performance após um treino exaustivo.


ÁCIDO ALFA LIPÓICO


O ácido alfa lipóico também e outro potente antioxidante que reduz o dano celular gerado por um treinamento intenso. Além dessa propriedade, o ácido alfa lipóico é responsável por reciclar outros antioxidantes, como a vitamina C, E e a glutationa.


Esses são alguns dos importantes suplementos para quem busca ter uma performance ideal. Procure um especialista para lhe orientar!


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