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  • Mônica Bergamo

VINAGRE DE MAÇÃ

Vocês já devem ter ouvido ao logo da vida, seus pais dizerem que uma maça por dia mantém o médico longe. O vinagre de maçã pode fazer o mesmo!

O vinagre de maçã tem sido visto como um superalimento bom para tudo, resfriado, tosse, repelente de inseto e etc.


As pessoas vêm aderindo cada vez mais o seu consumo, através da comida, saladas e até ingerindo diretamente.


Para quem não sabe, o vinagre de maçã tem sido usado por mais de 5 mil anos, para diversos fins, como preservar alimentos, combater infecções e tratar doenças. A sua acidez é relativamente baixa em comparação com alguns outros tipos de vinagre, contendo cerca de 5% de ácido acético. Também contém vitaminas, minerais e aminoácidos.

Dentre os benefícios oferecido pelo vinagre de maçã, podemos destacar:


  • Perda de peso: O ácido acético no vinagre de maçã tem sido mostrado para reduzir a gordura corporal e prevenir o acúmulo de lipídios no fígado através de uma dieta rica em gordura. Alguns pesquisadores acreditam que o ácido acético é absorvido pelo cérebro , levando à supressão do apetite e eventual perda de peso.

  • Sensibilidade à insulina: O vinagre de maçã aumentou a sensibilidade à insulina em participantes com diabetes tipo 2 e reduziu significativamente as flutuações nos níveis de açúcar no sangue e insulina.

  • SOP: O efeito do vinagre de maçã sobre a sensibilidade à insulina também pode ser de particular interesse para as mulheres que sofrem de síndrome do ovário policístico (SOP), uma das principais causas da menstruação irregular. Embora a SOP possa ter muitas causas, a resistência à insulina pode ser uma delas.

  • Níveis de açúcar no sangue: Pessoas que consumiram vinagre de maçã por 8 a 12 semanas apresentaram reduções modestas em seus níveis de açúcar no sangue, o que levaria à redução nas demandas de insulina. A redução no nível de açúcar no sangue pode ser devida a um atraso na taxa de esvaziamento gástrico , que ajuda as pessoas a se sentirem mais cheias por mais tempo.

  • Níveis de colesterol: Pessoas suplementadas com vinagre de maçã tinham níveis mais baixos de triglicérides séricos e níveis mais altos de colesterol de lipoproteína de alta densidade (também conhecido como HDL-c ou colesterol "bom"). Altos níveis de triglicérides , um tipo de gordura encontrado no sangue, podem não apenas levar a complicações do diabetes, mas também podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares e pancreatite.

  • Benefícios cardiovasculares: Vários estudos mostraram que o ácido acético do vinagre de maçã pode ajudar a reduzir a hiperlipidemia (altos níveis de lipídios no sangue), hipercolesterolemia (colesterol alto) e hipertensão (pressão alta), todos os quais beneficiam a saúde do coração.

  • Antimicrobiana: Os antibióticos podem ter efeitos devastadores a longo prazo (se não permanentes) sobre o seu microbioma intestinal , que podem levar à síndrome do intestino permeável e ansiedade e depressão. Um estudo publicado recentemente relatou que o vinagre de maçã pode ter efeitos antimicrobianos em culturas de várias espécies de bactérias patogênicas comuns e leveduras, E. coli, S. aureus e C. albicans. A dose mínima de vinagre de maçã necessária para restringir o crescimento desses micróbios foi a seguinte: Candida albicans - não diluído (5% de acidez); Staphylococcus aureus - ½ diluição (2,5% de acidez); Escherichia coli - diluição 1/50 (0,1% de acidez).

  • Antiinflamatória: Muitas pessoas acreditam que o vinagre de maçã tem benefícios anti-inflamatórios, o que pode ajudar com a dor artrítica.

  • O vinagre de maçã contém complexo de vitamina B, que os pesquisadores descobriram que pode ajudar na inflamação.

  • Saúde da pele e do cabelo: O vinagre de maçã é um remédio caseiro popular para problemas de pele e cabelo. Muitos sites populares afirmam que o vinagre de maçã restaura o pH adequado de sua pele e couro cabeludo. O vinagre de maçã também pode atuar como um adstringente totalmente natural.

  • Propriedades Antioxidantes: O vinagre de maçã não apenas reduz os níveis lipídicos no sangue, mas também tem um efeito protetor sobre os glóbulos vermelhos, rins e fígado contra a lesão oxidativa. Isto sugere que o vinagre de maçã pode aumentar os níveis de antioxidantes e vitaminas em seu corpo.

Esses são as inúmeras vantagens que o consumo de vinagre de maça oferece para nós, mas infelizmente ainda ficamos expostos a alguns efeitos colaterais, como:

  • Complicações do Diabetes: Como mencionado acima, o vinagre de maçã pode retardar a sua taxa de esvaziamento do estômago. Isso poderia causar um problema para pacientes com diabetes tipo 1, 30-50% dos quais já têm uma taxa mais lenta de esvaziamento do estômago. Porque as pessoas com diabetes tipo 1 dependem de injeções de insulina para controlar seus níveis de açúcar no sangue após uma refeição, uma taxa ainda mais lenta pode tornar difícil prever quando o açúcar no sangue vai subir.

  • Pacientes diabéticos que tomam vinagre de maçã são aconselhados a monitorar seus níveis de açúcar no sangue de perto e com frequência.

  • Esmalte dentário: O consumo excessivo de bebidas ácidas pode causar danos irreversíveis ao esmalte dos dentes, que é a superfície externa resistente dos dentes. Em um estudo, os pesquisadores incubaram o esmalte dos dentes em vários tipos de vinagre. Após 8 horas, eles notaram uma perda de aproximadamente 20% dos minerais dos dentes.

  • Se você está pensando em beber vinagre de maçã diariamente, você deve sempre beber diluído.

  • Interações medicamentosas: Pessoas que tomam certos medicamentos, como medicamentos para baixar o potássio, devem evitar o consumo de vinagre de maçã. Como o vinagre de maçã também tem um efeito redutor de potássio, seus níveis de potássio podem ficar muito baixos.

  • Perda óssea: Quando tomado durante um longo período de tempo, o vinagre de maçã pode causar osteoporose ou perda óssea.

Dra. Diante de tantas informações boas e efeitos colaterais, como devo tomar vinagre de maçã?

Em geral, o vinagre de maçã é seguro. Como a maioria das coisas, no entanto, existem prós e contras do vinagre de maçã.


A maneira mais fácil de tomar o vinagre de maçã é adicionar uma pequena quantidade à sua salada. Se você preferir beber, comece com 1 colher de chá de vinagre de maçã em 8 onças de água. Com base na sua tolerância, você pode aumentar a quantidade mais tarde, mas deve sempre diluí-la com água e espalhar as doses ao longo do dia. Não tome mais de 2 colheres de sopa por dia, ou pode causar náuseas.


Após o consumo do vinagre de maçã, lave a boca. Os danos ao esmalte dos dentes podem ser evitados enxaguando a boca depois de beber vinagre de maçã. Você também pode beber através de um canudo.

Ao usar topicamente o vinagre de maçã, aplique-o sempre com uma bola de algodão. É melhor começar testando uma pequena área da pele e sentir qualquer sensação de queimação ou outras reações negativas. Se ocorrer alguma queimadura, lave imediatamente.


Independentemente de qualquer informação, converse com seu médico. O vinagre de maçã pode não ser apropriado para você, especialmente se você tiver certas condições médicas.


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