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  • Mônica Bergamo

VOCÊ SABE O QUE É IL6?

Alguma vez já dosou seus níveis sanguíneos de Interleucina 6?


Seu sistema imunológico é projetado para funcionar como um exército bem treinado - com diferentes moléculas, células e órgãos, todos fazendo sua parte para defendê-lo contra invasores estrangeiros. E um dos principais responsáveis por "tocar o alarme" é uma pequena proteína conhecida como interleucina-6.

Hoje vamos mergulhar no que é exatamente a interleucina-6, que papel ela desempenha na inflamação e como manter seus níveis equilibrados.


O que é exatamente a interleucina-6?


A interleucina-6 (IL-6) é conhecida como citocina. As citocinas são proteínas minúsculas que agem como mensageiros moleculares - permitindo que as células se comuniquem umas com as outras, sinalizando as células para realizar certas ações.


Embora muitas células sejam capazes de produzir IL-6, ela é secretada principalmente pelos leucócitos(2) Esses glóbulos brancos são os principais responsáveis pela resposta imunológica, portanto, sua capacidade de se comunicar de maneira rápida e eficaz com o resto das células é crucial. Veja, seu sistema imunológico tem um exército de células imunológicas que estão constantemente em alerta - vasculhando seu corpo em busca de qualquer coisa que possa representar uma ameaça.


Quando suas células imunológicas detectam uma ameaça, elas “soam o alarme”, inundando seu corpo com mensageiros químicos como a IL-6, que lançam seu sistema imunológico em ação para neutralizar o invasor estrangeiro. Essa ativação do sistema imunológico também é conhecida como resposta inflamatória ou inflamação. E a IL-6 desempenha um papel

particularmente interessante neste processo complexo.


Qual é o papel da interleucina-6 na inflamação?


Quando seu sistema imunológico detecta uma ameaça - como uma lesão ou exposição a micróbios estranhos - seus glóbulos brancos começam a liberar IL-6. Uma vez secretada, a IL-6 desencadeia o que é conhecido como cascata inflamatória. A cascata inflamatória é a ativação coordenada e sequencial de sua resposta imunológica.


O que é particularmente interessante sobre a IL-6 é que ela não apenas incita a resposta inflamatória - também a medeia. O que isso significa é que dependendo de quanto IL-6 é liberado e exatamente quais células ela atinge determina se ela terá um efeito pró-inflamatório ou antiinflamatório. Portanto, a IL-6 pode acionar o sistema imunológico para aumentar ou diminuir. Alguns dos impactos específicos da IL-6 em seu sistema imunológico incluem:


  • A estimulação de outras proteínas de sinalização durante a fase aguda da inflamação. Esta liberação de mensageiros moleculares cruciais é fundamental para permitir que seu corpo disponibilize um ataque eficiente contra quaisquer ameaças potenciais.

  • O papel de “limitar” os níveis de outras citocinas que são próinflamatórias. A IL-6 basicamente dispara o "desligamento" das citocinas pró-inflamatórias, sinalizando ao corpo para começar a resolver a inflamação aguda e retornar à homeostase.(3)

  • Modulação da função dos macrófagos - que são células do sistema imunológico projetadas para neutralizar e fagocitar quaisquer microrganismos prejudiciais para que possam ser eliminados pelo corpo.

  • A promoção da produção de anticorpos. A IL-6 estimula as células imunológicas conhecidas como células B a produzir proteínas de anticorpos que identificam e se ligam a micróbios estranhos.( 5)

  • O desencadeamento do “comportamento doentio” associado à inflamação aguda por meio da ativação do eixo hipotálamo-hipófiseadrenal. O comportamento de adoecimento inclui muitos dos principais efeitos colaterais de se sentir mal, como falta de apetite, letargia, dores e febre(6)

Considerando que a interleucina-6 tem efeitos anti-inflamatórios e pró inflamatórios, isso levanta a questão - então a interleucina-6 é boa ou ruim?


Então, a interleucina-6 é boa ou ruim?


A resposta a essa pergunta não é tão simples. Quando os níveis de IL-6 são equilibrados e secretados em momentos apropriados, esta citocina é mais do que boa - é essencial. Embora o termo inflamação seja frequentemente associado a algo negativo, o processo inflamatório é realmente importante e necessário para nos manter vivos. Sem inflamação, não seríamos capazes de lutar contra invasores estranhos nocivos, curar ferimentos ou responder adequadamente a ameaças potenciais.


O papel da IL-6 na ativação e regulação do seu sistema imunológico é crítico. Sem IL-6 e outras citocinas, seríamos vulneráveis e incapazes de nos defender. Mas quando os níveis de IL-6 e outras citocinas aumentam muito rapidamente ou permanecem altos por muito tempo, isso pode significar problemas.


Essa inundação de citocinas atira o sistema imunológico para uma sobrecarga e os níveis de inflamação aumentam. E se os níveis continuarem sem controle, essa inflamação começa a causar danos de curto e longo prazo às células e tecidos. Com o tempo, esse dano se acumula e pode levar a uma série de problemas e doenças.


Quais fatores afetam os níveis de interleucina-6 e a inflamação?


Existem vários fatores que influenciam seus níveis de IL-6 e citocinas, bem como seus níveis de inflamação. E a boa notícia é que você tem controle sobre quase todos esses fatores. Vamos dar uma olhada em alguns dos fatores que têm o maior impacto no sistema imunológico e nos níveis de citocinas.


Dieta


O ditado "você é o que você come" não poderia ser mais verdadeiro. Os alimentos que você consome diariamente são os materiais e o combustível que seu corpo usa para funcionar. E os alimentos que você ingere combatem a inflamação ou a promovem.


Os alimentos que promovem inflamação, amortecem o sistema imunológico e contribuem para o desequilíbrio dos níveis de citocinas incluem:


  • Açúcar: Inclui não apenas açúcar refinado, mas também carboidratos simples (como farinha) que são rapidamente convertidos em açúcar pelo seu corpo.

  • Alimentos processados: inclui quase tudo o que é embalado ou pré-fabricado.

  • Óleos refinados: como óleo de canola, óleo vegetal, óleo de milho, etc.

  • Adoçantes artificiais: como aspartame, sucralose, sacarina, etc.


Os alimentos que combatem a inflamação são muito simples de identificar. Se for saudável, comida de verdade, está o mais próximo possível de sua forma natural - então provavelmente é anti-inflamatório. Para seguir uma dieta anti-inflamatória, recomendo preparar suas refeições em torno de alimentos como:


  • Frutas e vegetais frescos: vegetais e frutas frescas estão repletos de antioxidantes que combatem a inflamação. Quer você os coma crus ou cozidos, os vegetais e as frutas são a base de uma dieta antiinflamatória.

  • Proteína de alta qualidade: opte pelas proteínas e produtos animais da melhor qualidade que puder encontrar. Eu sempre recomendo escolher produtos de origem animal sem antibióticos, alimentados com pasto, criados em pastagens ou selvagens.

  • Gorduras saudáveis: as gorduras saudáveis provenientes de alimentos integrais, como abacates, nozes, azeite de oliva, etc., também são alimentos poderosos no combate à inflamação.

Centrar sua dieta em alimentos antiinflamatórios não precisa ser complicado ou chato. A escolha de alimentos verdadeiros e integrais na maioria das vezes ajuda muito no apoio ao sistema imunológico.


Nutrientes


Embora uma dieta saudável seja a base da boa nutrição, a verdade é que a maioria de nós simplesmente não consegue obter todos os nutrientes necessários apenas com a dieta. Graças às práticas agrícolas modernas e a uma carga tóxica cada vez maior, a maioria de nós pode se beneficiar de nutrientes adicionais. E os suplementos são uma maneira simples e poderosa de fornecer uma dose concentrada de nutrientes.


Quando se trata de suplementos de apoio imunológico e combate a inflamação, estes são alguns dos meus favoritos:


• Mineral Essenciais: Uma combinação de minerais essenciais para preencher quaisquer lacunas em sua dieta e reabastecer seu corpo com todos os minerais vitais que suportam uma resposta imunológica saudável.

• Probióticos: seu intestino e seu sistema imunológico estão intimamente ligados - sem um intestino saudável, seu sistema imunológico não pode funcionar adequadamente. Um probiótico

diário introduz de forma consistente bactérias benéficas e mantém seu intestino e sistema imunológico equilibrados.

• Vitamina D3: A vitamina D é essencial para a função imunológica adequada e para manter os níveis de inflamação sob controle. Na verdade, uma deficiência de vitamina D está diretamente ligada a uma resposta imunológica mais fraca e menos eficaz.

• Vitamina C: A vitamina C é um potente antioxidante que combate o dano oxidativo causado por radicais livres prejudiciais associados à inflamação.


Sono


A privação de sono é como criptonita para o sistema imunológico - fazendo com que os níveis de inflamação aumentem e deixando todo o seu sistema fora de controle. Portanto, priorizar o sono é crucial quando se trata da saúde imunológica e de manter a inflamação sob controle.


Quando se trata de dormir, você quer se concentrar na quantidade e na qualidade. Idealmente, é recomendado entre 7-8 horas de sono todas as noites. E quando se trata de qualidade, você deseja um sono tranquilo e ininterrupto. Alguns passos simples que podem ajudar a melhorar sua qualidade de sono incluem:

  1. Mantenha seu quarto fresco, escuro e confortável

  2. Bloqueie quaisquer sons que possam perturbá-lo usando um ventilador ou ruído branco

  3. Desligue todos os aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir

  4. Estabeleça uma rotina noturna que facilite seu corpo em um estado relaxado

Uma abordagem mais ampla da inflamação e saúde


Seu sistema imunológico e a resposta inflamatória de seu corpo são complicados. Compreender o papel da IL-6 e de outras citocinas na inflamação é importante, mas a verdade é que é apenas uma pequena peça do quebra-cabeça.


Quando se trata de manter os níveis de inflamação sob controle e de manter o sistema imunológico funcionando em todos os níveis, temos que ter uma abordagem mais ampla. Não há um único fator que vai otimizar sua saúde e reforçar suas defesas. As escolhas de estilo de vida que você faz diariamente são o que realmente afeta sua saúde e bem-estar. E é minha missão trazer a você os recursos e o conhecimento de que você precisa para fazer escolhas de estilo de vida saudáveis mais fáceis de incorporar em sua vida diária.


Agora é hora de ouvir você. Você está surpreso ao saber que a interleucina-6 é pró-inflamatória e anti-inflamatória? Que medidas você está tomando para manter seus níveis de inflamação sob controle e apoiar um sistema imunológico saudável? Deixe suas dúvidas e reflexões nos

comentários abaixo!


Referências

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2785020/

https://www.cancer.gov/publications/dictionaries/cancer-terms/def/interleukin-6

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3226076/

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmicb.2019.01057/full

https://www.hindawi.com/journals/ijr/2011/721608/


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